top of page

O PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

Âmbito e Objetivos

A dor crónica é um problema significativo que afeta cerca de 1 em cada 3 adultos em Portugal.


A investigação mostra que aquilo que as pessoas com dor crónica pensam acerca da sua dor e aquilo que fazem para lidar com a sua dor afeta a sua qualidade de vida e bem-estar. As conclusões desta investigação têm levado ao desenvolvimento de tratamentos multidisciplinares da dor que são mais eficazes no controlo da dor do que o tratamento farmacológico ou puramente biomédico tomado isoladamente.


Estes tratamentos têm sido desenvolvidos, sobretudo, nos Estados Unidos da América, e vêm sendo aplicados em Portugal. Mas, aquilo que pensamos acerca da dor e aquilo que fazemos para lidar com ela depende da cultura e do país de origem de cada pessoa.

​

Por isso, é importante entender como é que os tratamentos psicológicos poderão ser adaptados de forma a melhorar a sua eficácia junto de pessoas de diferentes grupos culturais.

​

O objetivo desta investigação é melhorar a eficácia dos tratamentos multidisciplinares da dor, originalmente desenvolvidos nos Estados Unidos da América, no contexto cultural português.


Pretende-se comparar a experiência de pessoas com dor crónica dos Estados Unidos da América e de Portugal, com vista a propor de que forma os tratamentos multidisciplinares da dor desenvolvidos nos Estados Unidos devem ser adaptados à cultura portuguesa.

Projeto de Investigação: Inner_about
bottom of page